terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Preparando o caminho

Baseado no livro de Lucas capítulo 3.

João percorreu todo o redor do Jordão pregando o batismo de arrependimento para perdão dos pecados,  preparando o caminho para aquele que traria a salvação diante dos olhos de toda a humanidade (3:6).

João pregava afligindo diretamente o pecado das pessoas, mostrando o caminho para se endireitarem.

Ele também afirmava que deveríamos produzir frutos dignos de arrependimento (3:8), pois o machado já estava posto a raiz (3:9), mostrando assim um Deus tanto amoroso que perdoaria, mas também um Deus justo e irado que odeia o pecado, mas ama o pecador.

Mas o interessante é que a multidão perguntava, assim como nós, como produzir frutos deste modo? (3:10). Então disse: Reparta sua túnica ou seu alimento com aqueles que não tem e que necessitam. Simplesmente pregando aquilo que Jesus é, sem mesmo o conhecer - AMOR -  e assim segundo o mandamento escrito por Moisés, “Amar ao teu próximo como a ti mesmo”, que assim levaria a uma mudança de vida. (Deuteronômio 28).



Vejamos que para os judeus, orgulhosos (Jo 8:33), que se consideravam filhos de abraão, não aceitavam aquilo que João dizia, ou melhor, não o compreendiam, julgando desnecessário; mas percebe-se que quem convence o homem do pecado e da justiça é o Espirito Santo de Deus, vemos diversidade de pessoas, como por exemplo, cobradores  de impostos, soldados, entres outros que compunham a multidão que o interrogava, na qual podemos nos incluir. (8:12 e 14)

Mesmo uma multidão inteira seguindo João, pensando que ele era o Cristo (3:15), vimos a preocupação de João de exaltar a Cristo Jesus e se diminuir (3:16), aprendemos com isso, o TEMOR dele a Deus, sua preocupação com a soberba, a qual impede a plenitude do poder de Deus sobre nós, ou seja, O reino de Deus, que significa: a única e perfeita vontade de Deus em nossas vidas, resumindo: “Amar a seu Deus sobre de todas as coisas” (primeiro mandamento).

Vimos dois mandamentos chave que regia a vida de João, escolhido mesmo antes de seu nascimento, um homem separado por Deus para preparar o caminho do Cristo, O messias, O Salvador. Mas a pergunta que fica é:

E NÓS? GERAMOS FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTO?  QUAL IMPORTÂNCIA DAMOS PARA OS MANDAMENTOS? SERÁ QUE NOSSA VIDA É REGIDA POR ELES? TODO O MOMENTO? TALVEZ ESQUECEMOS DO QUE JESUS DISSE EM MARCOS 16: 18: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” ou seja, “PREPARAI O CAMINHO, GERANDO FRUTOS DIGNOS DE ARREPENDIMENTOS”.

Amém.

Vinicius Ortega


Comentário:

Mano isso é bom demais de ler! Deus tem gerado esta palavra em mim já há uns 5 anos e a cada dia sinto mais vontade de viver dessa forma. Estamos de passagem nesse mundo e as pessoas agem com se ele fosse durar eternamente... Como se ter carro do ano, mansão e bens fosse tudo que torna um homem honrado, porém esta honra que eles buscam nunca é saciada. 
A palavra diz que nascido de mulher não há maior que João Batista, porém no reino dos céus ele é o menor, antes dele existiram homens que fizeram coisas fantásticas, mas ainda sim eram menores do que ele, tiveram riquezas e sabedoria, mas ainda sim eram menores do que ele. O próprio Jesus aceitou ser batizado por ele reconhecendo sua importância. 
Mas quem era João Batista? Ele não tinha bens, nem era tão sábio assim, não era tão letrado, vestia uma roupa comum e sua refeição também não era tão farta assim, então o que fazia ele ser tão grande assim? 
João Batista era a voz que clama no deserto e ele aceitou ser só a voz que clama no deserto e assim se manteve no centro da vontade de Deus, quem é você Vinicius
Essa é a pergunta que tenho feito pra Deus quem sou eu, e quando entendemos quem somos e aceitamos quem somos nos tornamos grande diante de Deus e nos tornamos honrados e já não necessitamos de mais nada. 
Estamos saciados. 
Deus me ungiu profeta encima de um monte e é isso que eu sou, apenas um profeta, isso me basta e qual é o papel do profeta? O papel do profeta é apontar o erro e mostrar o caminho correto e isso me basta. Me sinto honrado todas as vezes que faço isso, e tudo que tem nesse mundo se torna em nada pra mim, já não me tem mas serventia, rsrs. 
É isso mano muito bom ver Deus fazendo essas coisas mostrando o caminho pra Ele, mano te amo fica com Deus e não se esqueça de mim, tamu junto!!!

Wagner Marques Vicente


Nenhum comentário:

Postar um comentário